APÓS 76 ANOS DE COARI

Em Destaque
Por -
1
Sempre elogiei esta minha terra e não é agora que vou me deixar de fazê-lo. Sejam nos momentos felizes ou tristes, seja quando os ventos sopram favoráveis ou contrários, na alegria ou na desdita. Coari será sempre Coari. Problemas? Se for atrás deles encontraremos em todos os lugares, na mais distante aldeia perdida no meio da floresta, ou na mais cosmopolita metrópole. O que não podemos apagar é o que foi feito para mudar o quadro dos problemas que todos os dias se apresentam na complexidade da vida em sociedade.

Coari hoje pode celebrar um novo momento de progresso e de desenvolvimento, avanço comparativo ao que era no passado não muito distante e também aos outros municípios do interior do Estado. A inclusão social é feita através de 23 programas sociais, não apenas de distribuição de renda, mas programas sociais que dão dignidade aos cidadãos, como é o caso do Centro de Convivência do Idoso que atende mais de 3.000 idosos no município, com todo amparo social, em saúde e atividades físicas.

Os investimentos em educação também são notórios, pois até 8 anos atrás o município contava com apenas 03 escolas em situação precária na Zona Urbana, sendo elas E.M. Domingos Agenor Smith com 04 salas de aula, hoje com 10 salas de aula climatizadas; E.M. Cândida Aquino de Araújo, com 04 salas de aula, hoje com 14 salas de aula climatizadas e a E.M. Raimundo Bezerra com 02 salas de aula, hoje com 10 salas climatizadas. Coari tinha uma demanda de 8.075, distribuídos na Zona Urbana e Rural. Hoje conta com uma demanda de mais de 17.000 alunos. Todas as salas de aula em Coari são climatizadas, ou seja, o velho ventilador foi trocado pelo ar-condicionado. Todos os estudantes da rede municipal de ensino recebem o Kit Escolar que inclui fardamento e mochila com material escolar completo, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, bem como os alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos-PEJAC. Sendo que os alunos da Creche e da Educação Infantil recebem além do seu material, um Kit de higiene pessoal. Coari conta também com uma frota de Microônibus para transporte dos alunos que moram distantes de suas escolas.

A Rede Municipal de Ensino em Coari é composta por 11 (onze) escolas na Zona Urbana, sendo 03 (três) Escolas de Educação Infantil, 02 (duas) Creches e 06 (seis) Escolas de Ensino Fundamental e 166 (cento e sessenta e seis) Escolas na Zona Rural; conta com um quadro docente de 1.487 professores, 12 supervisores escolares na Zona Rural e 19 na Zona Urbana, e 24 Plantonistas do Projeto Plantão Escolar.

O Ensino Superior em Coari passou por uma grande transformação, pois a oferta dos Cursos em nível superior aumentou significativamente. Hoje as Instituições de Ensino Superior, de ensino gratuito, como o Pólo da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, o Centro de Estudos Superior da Universidade do Estado do Amazonas – UEA e o Pólo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil –UAB, garantem à população a oferta anual de cursos de nível superior.

Até 2001, as pessoas que desejavam cursar uma Faculdade precisavam viajar para Manaus, precisando morar, muitas das vezes em casa de pessoas estranhas ou pagar aluguel. Mesmo tendo ainda alunos que tiveram que se deslocar para Manaus, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação criou o PROGRAMA DE AUXÍLIO E INCENTIVO AO UNIVERSITÁRIO COARIENSE – PAIUC, de forma a contribuir para formação profissional de estudantes de graduação nas diversas áreas do conhecimento, oriundos do município de Coari, cujos cursos serão ministrados em outras cidades pertencentes ao Estado do Amazonas, com uma bolsa de um salário mínimo.

A Universidade Federal do Amazonas – UFAM oferta os seguintes cursos, conveniados com a Prefeitura Municipal de Coari: cada turma com 50 alunos:

  • Licenciatura Plena em Pedagogia – 02 turmas
  • Bacharelado em Administração – 01 turma
  • Bacharelado em Serviço Social – 01 turma
Demais cursos:
  • Licenciatura dupla em Química e Biologia
  • Licenciatura dupla em Matemática e Física
  • Bacharelado em Enfermagem
  • Bacharelado em Biotecnologia
  • Bacharelado em Fisioterapia
  • Bacharelado em Nutrição

A Universidade do Estado do Amazonas – UEA oferta ou ofertou os seguintes cursos, conveniado com a Prefeitura Municipal de Coari: cada turma 50 alunos.
  • Ciência Política – Concluído
  • PROFORMAR – Curso Normal Superior – 07 turmas
Demais cursos:
  • Licenciatura Plena em Matemática – 02 turmas
  • Curso Normal Superior – 02 turmas
  • Processamento de Dados – 01 turma

E a mais nova menina dos olhos Coarienses a Universidade Aberta do Brasil – UAB

Projeto criado pelo Ministério da Educação em parceria com as Instituições de Ensino Superior e as Prefeituras, com objetivo de levar ensino superior público de qualidade aos Municípios.
O Pólo de Apoio Presencial da UAB em Coari está localizado na Rua “C”, nº 19 – Bairro: União.
Os seguintes cursos, ofertados pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM:
  • Bacharelado em Administração
  • Licenciatura Plena em Artes Plásticas
  • Licenciatura Plena em Ciências Agrárias.
Pós-graduação em Gestão em Saúde e Facilitadores da Educação Permanente em Saúde, pela Fundação FIO-CRUZ.

Coari Vest

Programa desenvolvido como Curso Pré-Vestibular, para os alunos do Ensino Médio, com o objetivo de terem um preparo maior para enfrentar os vestibulares.

Se os resultados na educação ainda não vieram, com certeza chegarão em breve, uma vez que as mudanças sociais nos índices são lentas, e apenas com o tempo os resultados são perceptíveis. Mas o importante são as ações que estão sendo realizadas para equacionar a problemática.

Referindo-me apenas a estas duas áreas, o social e o educacional, já produzi o texto longo, que talvez o leitor do blog não tenha tanto tempo assim para ler. Sei que para falar das virtudes de Coari seria necessário escrever um grande livro. Mas a história se encarregará disso.

De qualquer forma, parabéns Coari! Parabéns ao seu povo querido, gente bonita e hospitaleira, que trabalha e constrói os seus sonhos com muita fé e perseverança.

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. em primero lugar quero lhe dar parabens pelo seu blog, mas queria fazer um esclarecimento.
    eu sou estudante de engenharia e m manaus, sou coariense e gostaria so de lhe deixar informado que o programa de auxilio ao universitario coariense (PAIUC), faz mais de um ano que fomos esquecidos pelas pessoas que colocamos no poder para nos auxiliar, ou seja estao usando nosso nome, nossos dados pessoais para este programa que ja esta com mais de um ano que fomos esquecidos aqui em manaus.
    sempre lei noticias no seu blog!!
    por isso gostaria de lhe deixar informado !
    de qualquer forma se puder nos informar o que esta acontecendo seremos grato!!

    nao precisa postar o comentario!!!

    ResponderExcluir
Postar um comentário