MEMÓRIA: JERRY LEWIS

Em Destaque
Por -
0



Estréia agora neste blog o post MEMÓRIA, sempre que escrever sobre este assunto estarei recordando eventos, personalidades, momentos, fatos que as vezes me vejo recordando, principalmente da infância. Muitas destas recordações ainda estão vivas, pois não sou tão idoso assim, outras porém apenas guardadas em arquivos que vou buscar na internet.

Estava recordando dos maravilhosos filmes do comediante Jerry Lewis. Na minha opinião comediante fantástico, que se manteve muito tempo como o rei da comédia mundial. Me divertia muito com suas histórias, sacadas e peripécias, filmes que vim assistir na década de 80, mas que foram gravados muito antes.

Na verdade, seu nome verdadeiro é Joseph Levitch, e ele nasceu em 16 de Março de 1926, em Newark (New Jersey, Estados Unidos). Filho de um casal de artistas profissionais, ele se apresentou pela primeira vez nos palcos aos cinco anos de idade, no famoso Circuito Borscht de Nova York.

Em julho de 1946, iniciou a famosa parceria ao lado do cantor Dean Martin. Ambos assinaram contrato com a Paramount Pictures após o produtor Hal Wallis assistir a uma apresentação da dupla no Copacabana, em Nova York. Em 1949, eles estrearam no cinema com a comédia Amiga da Onça.
O auge desse par cômico ocorreu sob a direção de Norman Taurog e Franklin Tashlin em filmes como O Meninão (1955) e Artistas e Modelos (1955). Após o fim de sua associação com Dean Martin, Lewis realizou vários outros sucessos comerciais sob a direção de Tashlin, como os inesquecíveis Errado Pra Cachorro (1964) e O Bagunceiro Arrumadinho (1955).
O Mensageiro Trapalhão (1960) marcou a estréia do comediante por trás das câmeras. Em 1963, dirigiu sua obra-prima, O Professor Aloprado, deliciosa reinvenção do clássico O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson.
Lewis se transformou em um dos artistas mais bem pagos do show business norte-americano. O sucesso, contudo, não lhe garantiu o respeito da crítica em seu país. Ao contrário, ele teve reconhecimento principalmente na França. O cineasta francês Jean-Luc Godard afirmou certa vez: Jerry Lewis é muito melhor do que Chaplin e Keaton.
O astro ficou famoso também por suas ações humanitárias, e chegou a arrecadar mais de um bilhão e meio de dólares para as pesquisas sobre a distrofia muscular, doença que o aflige há muitos anos.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)