Drama se repete

Em Destaque
Por -
0
A chuva que atingiu Manaus ontem não causou somente inundações, perdas de móveis e desolação. O temporal também gerou revolta entre cidadãos cansados dos novos capítulos de um antigo drama. Após contabilizar os prejuízos, eles foram às ruas protestar contra a falta de obras de infra-estrutura e saneamento básico que, mais uma vez, fez com que o mês de abril ficasse marcado por uma série de trágédias.

A chuva que causou protestos começou por volta das 23h30. Concentrou-se nas zonas Centro-Sul e Centro-Oeste e durou, aproximadamente, oito horas. De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a chuva alcançou a marca de 64,2 mm. A estação de monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou precipitação de 40 mm, prova de que a chuva não atingiu a cidade da mesma forma.
Os protestos se espalharam pelas avenidas Pedro Teixeira, Loris Cordovil, Desembargador João Machado (Estrada dos Franceses), Darcy Vargas e Coronel Teixeira (Estrada da Ponta Negra). Sofás, camas, colchões e eletrodomésticos foram transformados em uma enorme barricada que bloqueou o tráfego de veículos pela avenida Pedro Teixeira.
O protesto foi realizado em frente à sede da Delegacia Geral, num tom de provocação velada. Lá, os moradores do beco Pedro Teixeira se indignaram com as perdas causadas pela chuva e cobraram o Governo do Estado pelo atraso na retirada das famílias daquela área pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). “Eles tiraram o pessoal do Igarapé da Sapolândia, mas não tiraram a gente. Nós também somos gente”, gritava a doméstica Mirtes Uchôa, 53.
Os moradores do conjunto Jardim do Éden adotaram tática semelhante, mas foram além. Atearam fogo a um amontoado de móveis estragados e pneus velhos interditando parte do tráfego da avenida Desembargador João Machado, no bairro Planalto. O Igarapé dos Franceses transbordou, alagando casas recém-construídas.
União em protesto
Na triste “tradição” das inundações de Manaus, o bairro da União é cenário quase obrigatório. Homens e mulheres que ainda não tinham conseguido se recuperar dos prejuízos causados pela grande enchente do ano passado se depararam com a subida das águas outra vez.
Na rua Barreirinha, a indignação se manifestou em forma de barricada na ponte sobre o Igarapé do Bindá. Durante todo o dia, nenhum carro passava por ali. O técnico de refrigeração Genival Oliveira Silva, 42, teve um prejuízo de quase R$ 13 mil com os 15 motores de geladeira que a alagação danificou. “Eu tinha que entregar esse material nesta semana e não sei o que vou fazer. Já avisei o meu chefe, mas não sei se ele vai querer pagar”, conta.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)