NAUFRÁGIO: BUSCAS CONTINUAM

Em Destaque
Por -
0
El


Tragédia

Bombeiros buscam vítimas do naufrágio no Rio Amazonas



Publicada em 22/02/2008 às 11h11m

CBN; O Globo; O Globo Online; Portal ORM; Agência Brasil

MANAUS E RIO - Soldados do Corpo de Bombeiros encontraram na manhã desta sexta-feira o corpo do menino Rogério Silva Caio, de 9 anos. Ele é a 14ª vítima do naufrágio do navio de passageiros Almirante Monteiro, que se chocou com uma balsa não identificada no Rio Amazonas na madrugada de quinta-feira. Há ainda ao menos quatro desaparecidos.

O barco partiu da cidade de Alenquer, no Pará, com destino a Manaus, e se acidentou na altura do município de Itacoatiara (AM). Um barco da Polícia Militar que coincidentemente passava no local conseguiu resgatar 92 pessoas.

De acordo com a Polícia Militar, o número de desaparecidos pode ser maior do que o informado pelos proprietários, já que eles não tinham o nome de todos os que estavam no barco. O comandante da embarcação informou ter partido com 70 passageiros e 12 tripulantes, mas, devido a outros embarques ao longo do trajeto, estariam 111 a bordo, segundo o Corpo de Bombeiros. A capacidade do barco é de 165 passageiros.

O Corpo de Bombeiros conta com auxílio de homens da Marinha, um helicóptero do Exército e agentes de polícia nas buscas. O trabalho de resgate deve continuar até o fim de semana, de acordo com a assessoria de imprensa da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental.

O município de Itacoatiara fica a 204 quilômetros fluviais de Manaus, e a 286 quilômetros por rodovia. O tenente Lenílton Araújo disse que o Corpo de Bombeiros foi informado do acidente por volta de 1h30m da madrugada, cerca de 30 minutos após o horário do choque.

Até o fim da noite de quinta, a balsa que se chocou com o barco ainda não havia sido localizada, pois fugiu do local, após o acidente.

- A capitania está tentando localizar a embarcação, porque eles devem responder pelo ocorrido - ressaltou o tenente-coronel Silva.

Entre os mortos, quatro pessoas de uma mesma família

Entre os mortos confirmados estão quatro crianças - sendo dois meninos e duas meninas. Uma família inteira morreu no naufrágio. Os corpos de Lucas da Cruz Nunes, 29 anos, sua mulher, Jacilene da Silva Nunes, 25, com os dois filhos, de 8 e 7 anos, foram encontrados no camarote da embarcação.

Os corpos das vítimas foram levados para Novo Remanso, de onde serão transportados em uma lancha da Polícia Militar até o Instituto de Medicina Legal (IML) de Manaus.

Segundo o 9º Distrito Naval, a embarcação está normalmente inscrita na Capitania dos Portos e é usada para transporte de passageiros e de carga.

O mês de fevereiro é caracterizado pelas fortes chuvas no Norte do país. Entre dezembro e maio há o chamado inverno na região. Mas, apesar da possibilidade de influência das chuvas no Rio Amazonas, ainda não são conhecidas as causas do acidente.

A Marinha do Brasil informou, em nota, que um inquérito administrativo será instaurado sob a coordenação da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental. O inquérito terá prazo inicial de 90 dias para ser concluído, podendo ser prorrogado por até um ano.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)