Tecnologia à frente do tempo na Grande Rio

Em Destaque
Por -
0
Publicada em 08/01/2008 às 23h10m
Paula Autran - O Globo

Foto: Fabio Rossi - O GloboRI O - No ano em que o carnaval c hega mais cedo desde 1940, o carnavalesco Roberto Szaniecki ganhou mais tempo para levar o enredo "Do verde de Coari vem meu gás, Sapucaí", da Grande Rio, para a avenida. O presente veio em forma de uma prancheta digital, um computador de novíssima geração que ele recebeu em outubro, graças a um convênio com uma empresa canadense. Há quatro anos, Szaniecki já contava com a tecnologia das máquinas trabalhando a seu favor. Mas este ano, desenhando diretamente num dos dois monitores com que passou a trabalhar, ele conta ter ganho mais 15% de velocidade para confeccionar oito carros alegóricos, 130 fantasias e 13 alegorias de corpo ou tripés. O resultado se vê num barracão onde está quase tudo pronto a cerca de três semanas da festa.

- Toda o setor de criação da escola está equipado. Hoje, podemos fazer simulações em três dimensões para avaliar o resultado do trabalho antes de construí-lo - conta Szaniecki, de telefone no ouvido 24 horas por dia, que também não vai economizar em tecnologia no desfile em si, sobre o gás.

- A escola virá lotada do que chamo de defeitos especiais, porque representam riscos para a escola se não dão certo. Mas não posso adiantar quais.

Entre os tais efeitos, o carnavalesco deixa escapar que haverá fumaça. Mas nada de fogo. Nos oito carros, há esculturas articuladas feitas por profissionais de Parintins como a de Pai-Mãe-Terra, personagem de uma lenda amazônica, que faz 25 movimentos.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)