É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR

Em Destaque
Por -
1

Chegam aos estados camisinhas enviadas pelo governo federal



Plantão Publicada em 30/01/2008 às 19h28m

Agência Brasil

BRASÍLIA - Os estados brasileiros que movimentam maior número de pessoas durante o carnaval, como Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, já receberam o lote de preservativos liberado no último dia 22 pelo Ministério da Saúde para distribuição em ações de prevenção à aids e outras doenças sexualmente transmissíveis durante o período de festa.

Em São Paulo, que recebeu a maior cota entre as unidades da federação (4,6 milhões de camisinhas) e onde organizações não-governamentais (ONGs) temiam atraso no repasse do material, os preservativos chegaram na tarde desta terça-feira.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a entrega dos preservativos a três dias do começo do carnaval, na próxima sexta-feira, não preocupa, pois eles serão usados apenas como reforço. Isso porque 6,3 milhões de camisinhas compradas pelo governo do estado começaram a ser enviados aos 645 municípios paulistas na última quinta-feira para evitar atrasos no fornecimento de material de prevenção.

No estado do Rio de Janeiro, um lote de 1,6 milhão de camisinhas (segunda maior cota do país) chegou nesta segunda. Cerca de 640 mil foram para a Secretaria de Saúde da capital, que recebe o repasse diretamente do ministério, e 979 mil para o estado.

Tanto a prefeitura do Rio quanto a Secretaria Estadual de Saúde anteciparam-se à chegada do lote do governo federal liberando camisinhas adquiridas por elas para garantir o abastecimento das 70 organizações não-governamentais e os 140 postos de saúde no caso da capital, e o repasse aos municípios, no caso do governo do estado.

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde do Rio, a iniciativa faz parte da parceria das diferentes esferas de governo e na prática representou apenas uma inversão no esquema de fornecimento material. A cota que seria normalmente disponibilizada no final do mês para atender a demanda de fevereiro foi antecipada para ser usada no carnaval e o repasse do Ministério será aproveitado depois, ao longo do mês.

Essa também foi a opção do governo da Bahia. Segundo Alba Santos, técnica do Programa Estadual de DST/Aids, o estoque de preservativos adquiridos pelo estado foi usado para agilizar o acesso dos municípios ao material de prevenção. Segundo ela, a distribuição teria sido prejudicada caso se esperasse pela chegada das camisinhas do governo, segunda-feira, já que a retirada do material pelos municípios é centralizada em Salvador.

Em Pernambuco, os cerca de 1,2 milhão de preservativos do Ministério da Saúde chegaram na última sexta-feira, quando começaram a ser disponibilizados aos municípios e ONGs para retirada na capital ou nas gerências regionais de saúde. De acordo com o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, François Figueiroa, não haverá problemas na distribuição, já que outras 600 mil unidades do estoque do estado já tinham sido enviadas há cerca de 15 dias para os 12 municípios pernambucanos com carnaval expressivo, além de Recife e Olinda.

DANIEL - Com a chegada do carnaval, o tema que nunca saiu de pauta volta ao calor das discussões, até porque é um assunto que mexe direto com a cultura, saúde e a religião. Como sempre falamos no dia-a-dia: é melhor prevenir do que remediar. Por isso não sou contra o uso da camisinha. Se num tem jeito, é melhor evitar o pior.

Tags:

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. A ABSTINÊNCIA SEXUAL E A DESVALORIZAÇÃO DA VAGINA, TÊM AUMENTADO A SEGREGAÇÃO FAMILIAR E A REDUÇÃO DE CASAMENTOS. A AIDS DEIXOU DE SER UM PECADO ESCRUPULOSO DO HOMEM, PARA SER O ULTIMO ESTÁGIO SEGURO DA RELAÇÃO HOMOSEXUAL OU HETEROSEXUAL. A IGREJA TEM UM PAPEL IMPORTANTE NO RESGATE DOS VALORES FAMILIARES E DO CIDADÃO. O INCENTIDO A PRÁTICA SEXUAL DESORDENADA TEM IMPULSIONADO OS JOVENS AO CAMINHO DA PERDIÇÃO, UMA VEZ QUE, A BASE DE SUSTENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA FAMÍLIA ESTÁ SENDO CORROÍDA PELA PROLIFERAÇÃO DE ATITUDES DESUMANAS DOS GOVERNANTES.

    ResponderExcluir
Postar um comentário