Cidade do Samba fica pequena para os carros alegóricos da Grande Rio

Publicada em 03/01/2008 às 18h51m
Alberto João - O Globo Online

RIO - Duas vezes vice-campeã do desfile do Grupo Especial (2006 e 2007), a Grande Rio quer superar essa barreira e conquistar o sonhado título no carnaval 2008. Para isso, a escola de Duque de Caxias prepara um enredo sobre o gás e investe pesado no volume de seus carros alegóricos. O espaço dentro do barracão na Cidade do Samba está pequeno para as oito alegorias e tripés. Veja fotos do barracão da Grande Rio
- Tudo que entra na Avenida fica pequeno. Preciso tomar toda pista. Queremos exuberância. Essa é uma estratégia plástica. A idéia é criar grandes blocos entre os setores. Os carros ficam na mesma medida que outras escolas, mas não usamos rampa. Nossa alegoria tem 360 graus. Estamos prontos para conquistar o título. A Grande Rio faz um super-espetáculo. Nossa parte visual é poderosa e a leitura do enredo é muito boa. - explica o carnavalesco Roberto Szaniescki.
" Tudo que entra na Avenida fica pequeno. Preciso tomar toda pista. Queremos exuberância. Essa é uma estratégia plástica - Roberto Szaniescki "
O carnavalesco funciona como um gestor dentro da escola e diz que não consegue tirar um mês inteiro de férias.
- Trabalho com o patrocinador, imagem e criação. Em 2008, eu completo 30 anos dentro do carnaval. Sei que tudo que passa pela Avenida é uma reeleitura ou muito novo. Gosto de ir na contra-mão do que já foi feito. Perdemos os artesãos. O desfile não pode ser o luxo pelo luxo. Temos que ter qualidade de criação. Podemos usar tudo, mas precisa ter significado.
A Grande Rio também prepara novidades em termos de materiais para o seu desfile.
- O enredo sobre o gás parece uma bobagem, mas temos situações que vão surpreender. A polêmica do gás entre Bolívia e Brasil teve influência na escolha do enredo. Também citamos a dependência do ser humano ao gás e como isso aconteceu. Falamos do carros nos automóveis e cozinha. A bacia de Urucu é a quarta maior reserva de gás. Acredito que em 10 anos, o Brasil seja auto-suficiente. Os royalties do gás serão revertidos para região da Amazônia. Teremos muitos animais, com seus pelos revestidos com sisal, movimentos mecânicos e hidraúlicos. Além disso, a nossa iluminação será elaborada. O desfile continua um grande circo - brinca Szaniescki.
Para abrir seu desfile com impacto, a Grande Rio prepara um carro abre-alas com 22 integrantes do grupo Intrépida Trupe, que fará acrobacias para contar os átomos em ebulição e a criação do universo.
- Uma das novidades será o nosso segundo carro alegórico. Ele terá três movimentos. Água na frente, o centro traz os dinossauros e na parte traseira com esqueletos e poços de petróleo. A quarta alegoria não terá nem frente e nem fundo. Será um relógio de porcelana francesa. Vinte e seis mulheres vão representar candelabros.
O quinto carro alegórico traz diversos tipo de botijões de gás. Além disso, o carnavalesco usará imagens de pessoas trabalhando em vários sentidos: cozinha, posto de combustível e etc.
- Aposto nesse quinto carro. Ele tem uma linguagem diferente. Na sexta alegoria, nós usamos e abusamos da turma de Parintins e seus movimentos variados.
Para fechar seu desfile, a Grande Rio viaja no tempo e sonha com uma cidade de Coari do futuro, onde o Brasil é auto-suficiente no gás.

1 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. DE VOLTA !!!!!!

    Olá Daniel e amigos leitores mil desculpas, mais avisem a todos que o coração valente está de volta com postagens e noticias no seu blog. Desde outubro do ano passado ausente da internet por motivos pessoais, volto com muita alegria a publicar as informações a respeito da cidade de Coari e tudo que possa ser de construtivo para o nosso povo.

    Obrigado pela atenção e divulguem que estamos de volta.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato