AOS COMUNICADORES CANDIDATOS

Em Destaque
Por -
0
Projeto aperta o cerco a comunicador-candidato

Gerson Severo Dantas

Da equipe de A CRÍTICAA Comissão de Constituição e Justiça do Senado tem em sua primeira pauta para este ano dois projetos que prometem causar muita polêmica entre políticos e candidatos. O primeiro da fila é o 684/2007, de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT/MT), que aumenta de dois meses para um ano o prazo para que apresentadores, locutores e comentaristas de rádio e TV fiquem fora do ar quando pretenderem disputar um cargo eletivo.
O segundo, o de nº 265/2007, de autoria do senador Epitácio Cafeteira (PMDB/MA), torna inelegível o candidato com parentes ocupando cargos comissionados na mesma circunscrição eleitoral.
Fórmula do sucesso
O aumento para um ano do período em que profissionais da comunicação devem se afastar de suas funções mexe com a metade do mundo político do Amazonas. Na Câmara dos Deputados, por exemplo, Carlos Souza (PP), Sabino Castelo Branco (PTB) e Rebecca Garcia (PP) construíram suas carreiras políticas na esteira de programas de televisão. O quadro se repete na Assembléia Legislativa do Estado, onde cinco deputados estaduais - Conceição Sampaio (PP), Francisco Souza (PSC), Josué Neto (PSB), Marcos Rotta (PMDB) e Wallace Souza (PP) - têm programas de televisão e rádio."O uso da palavra de maneira cotidiana para prestar serviços, informar e entreter o público em meios de comunicação de massa contraria o espírito republicano e fere gravemente a isonomia eleitoral, pois corresponde ao uso de uma concessão pública para contato direto com o eleitorado e promoção pessoal", argumenta a senadora matogrossense ao justificar seu projeto.Segundo Serys, os candidatos já teriam seu espaço de campanha em rádio e TV, prescritos pela Legislação Eleitoral e, portanto, não deveriam se utilizar do espaço da mídia, mesmo que de maneira "subliminar", em sua promoção, o que prejudicaria a alternância de poder.O projeto da senadora também prevê a proibição de políticos eleitos exercerem essas profissões na mídia. Nesse caso, Serys argumenta que os representantes eleitos já teriam a possibilidade de se utilizar dos meios de comunicação públicos e privados para divulgar suas ações junto à população, fazendo-se desnecessária sua presença em rádio e TV. Esse aspecto também é muito usado por políticos do Estado do Amazonas, que após eleitos iniciam uma vocação tardia para trabalhar em comunicação.
Parentes fora
Já a proposta do senador Epitácio Cafeteira pretende barrar a nomeação de parentes de candidatos afirmando que a proposta busca impedir a criação de dinastias políticas em pleno regime republicano. E sustentou que a candidatura de parentes de ocupantes de altos postos na administração pública "é, inegavelmente, beneficiada pelo prestígio ou favorecimento decorrente desse parentesco".

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)