AMAZONAS: BRIGA POLÍTICA

Em Destaque
Por -
0

Segundo Artur, o programa de rádio ‘Fala, Governador’ reúne uma “panelinha” com a única missão de elogiar o Governo Braga


André Alves
Da equipe de A CRÍTICA


O senador Artur Virgílio Neto (PSDB) afirmou, ontem, que o governador Eduardo Braga (PMDB) teria condições de prover mais recursos para o setor de saúde no Amazonas se fechasse os "gargalos da corrupção do Governo do Estado" e se diminuísse os gastos públicos com promoção pessoal. Artur sugeriu ainda que o Ministério Público peça a "cassação" do programa de rádio 'Fala, Governador', que, para o senador, reúne uma "panelinha" com a única missão de elogiar o Governo Braga.

As declarações de Artur Neto foram feitas ontem pela manhã, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde o senador prestou esclarecimentos sobre seu voto contrário à prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). A cobrança da CPMF foi derrubada na quarta-feira (12), numa articulação comandada por Artur Neto. Desde lá, diversos setores dos Governos Federal e Estadual têm tentado culpar o senador pelo fim dos repasses para o setor de saúde, verba, em parte, oriunda da CPMF. Artur foi à CMM a convite do vereador Fabrício Lima (PRTB, ex-PSDB).

Ontem, o Governo do Estado divulgou que o Amazonas perderá, em três anos, cerca de R$ 1 bilhão em repasses para a área da saúde, dinheiro proveniente da CMPF. Artur Neto ficou visivelmente irritado com a divulgação do dado. Segundo o senador, o governador Eduardo Braga tem utilizado o secretário de Saúde, Wilson Alecrim, para disseminar índices que jogam a opinião pública contra ele.

"Se tem alguma coisa para dizer, que diga claramente, não mande ninguém dizer. Não adianta bancar o camaleão", disse Artur Neto, referindo-se a Braga. "Homem público tem que ser claro. Não pode querer driblar. Drible fica para jogador de futebol. Daqui a pouco vão dizer que eu inventei as filas do João Lúcio (nome do hospital da rede pública estadual)", ironizou. "A saúde do Estado é um descalabro e a CPMF ainda está em vigência. Onde estão os recursos da CMPF?", questionou.

De acordo com o senador tucano, a atual administração estadual é "fantasiosa" e "propagandesca". "O Governo do governador Eduardo Braga é de muita fantasia e muita propaganda", disse. "Ele fala tanto em ecologia, mas não vejo repasses do Estado para o Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)". Artur também desdenhou da premiação de "homem ecológico" conferida a Braga pela revista IstoÉ.

"Ele recebe o prêmio de homem ecológico de uma revista e em outra revista, do mesmo grupo, tem um anúncio do Governo do Estado. Será que o dinheiro desse anúncio, investido em saúde, não salvaria vidas?", indagou. De acordo com o senador, se o Executivo Estadual realmente quisesse executar ações práticas na área ambiental faria convênios com o Inpa, "que tem a chave da prosperidade ecológica do Estado", e enviaria recursos maciços para o setor de pesquisas ambientais.

Governo rechaça as críticas

A Agência de Comunicação do Governo do Estado (Agecom) respondeu às afirmações feitas pelo senador Artur Neto. "O governador Eduardo Braga está tão empenhado na administração do Estado, e em trazer mais empregos para o Amazonas, que não tem tempo para bater-boca sobre um assunto já definido", divulgou o órgão. O Executivo Estadual gasta, de acordo com a Agecom, 0,3% do Orçamento com Comunicação Social e 20% com o setor de saúde pública. "O Estado investe na área de saúde quase o dobro do que é recomendado como mínimo pela Organização Mundial de Saúde", informou. A Agecom divulgou que o governo tem se empenhado em estruturar a área de saúde, tanto que já contratou mais de 5 mil concursados para a Susam.

Em relação às filas do hospital João Lúcio, a Agecom informou que o Governo construiu o hospital Platão Araújo, na Zona Leste, exatamente para desafogar o João Lúcio. Quanto à falta de convênios do Estado com o Inpa, a Agecom disse que o senador Artur Neto está desinformado. "É o LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia) do Inpa que faz o monitoramento da preservação ambiental do Amazonas em convênio com a SDS".

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)