ALÉM DO TEMPO

Em Destaque
Por -
0
Texto: Daniel Maciel

O tempo cronológico difere do tempo existência, muitos se prendem ao tempo cronológico para marcar seus passos e decisões e para desenvolver pensamentos, outros olham o tempo como um momento de realizar não importa se o hoje se apresenta como obstáculo, na mente e no espírito de tais pessoas não há limitações, se hoje não é possível amanhã será, em breve se concretizará, o impossível cairá diante de uma mente que não está presa no hoje ou no ontem e sim no futuro como se fosse agora; infelizmente nós, humanos vivemos com nossos pensamentos absorvidos por um saudosismo que aprisiona, tempos áureos, deliciosos que até hoje mantém cativo os pensamentos e emoções, quando não nos limitamos pelo imediatismo.

Clara atitude que demonstra que a mente é quem controla tudo, recheando nossas vontades com as emoções. Se não fora esta capacidade do homem viver além de seu tempo a humanidade ainda viveria na idade das trevas, e provavelmente rastejaríamos em nossas limitações; se não fora a capacidade transpor a barreira do hoje como limite para ousar, ainda viveríamos limitações terríveis, mas pelo fato de muitos homens viverem além de seu tempo, pensando o futuro enquanto viviam avançamos além da nossa aparente barbárie. Estes homens viveram a transcendência ao tempo, mesmo quando seus contemporâneos estavam com a mente no passado ou presente, olhando somente as limitações e as barreiras eles já estavam anos luz pensando o impensável para a maioria dos medíocres.

Os inventores, aventureiros, cientistas eram homens que viveram o futuro e criaram coisas que somente outras gerações vieram absorver e das quais usufruíram. Fico imaginando como deve ter sido complicado para homens como Cristóvão Colombo, ou Galileu Galileu explicarem qual a concepção de seu pensamento. Enquanto muitos viam o universo preso às idéias antes nunca discutidas, eles ousaram pensar diferente, olhando para o mais distante que sua alma e espírito podiam alcançar. Nem sequer assistiram o resultado de seus pensamentos, porém nunca mais o mundo e suas idéias foram às mesmas desde que eles ousaram. Igual a eles, milhares de outros homens viveram além de seu próprio tempo. Isso parece ser mais comum do que se imagina. Esta capacidade de se transpor às realidades é na verdade uma capacidade que podemos usar para voar mais alto, além de nossas próprias limitações.

Para viver do ou no passado basta recordar, mas para viver no futuro é preciso ousar. É necessário desprender-se das amarras e limitações que impedem os nossos sonhos e ideais, pois nesta viagem no tempo, não importa se as realizações foram grandiosas, esplendidas ou geniais, ou se foram apenas pequenas atitudes que apenas serviram para impactar uma pessoa, o importante é ter a capacidade de transpor a barreira da mediocridade.

Nem sempre que se posicionou com a mente além do seu tempo produziu apenas valores positivos, pois a falha está impregnada à natureza humana, assim como o aroma das flores naturais. Quando Santos Dumont decepcionou-se ao ver os aviões que inventara sendo usados para a guerra, e consequentemente para aniquilar com a vida de outras pessoas, ele percebera que a conseqüência de seus pensamentos futurísticos não havia sido apenas benéfica, mas maléfica, decepcionado cometeu suicídio. As milhares de pessoas que morreram dizimadas pelas bombas nucleares que explodiram sobre Hiroshima e Nagazaki fora o lado obscuro da descoberta manipulação dos átomos por cientistas, uma descoberta alcançada por mente privilegiadas. A questão não é viver além do tempo, é procurar antecipar os erros para que as conseqüências de nossas atitudes não sejam destruidoras, mas construtivas.

Viver além do tempo é não viver amarrado às mágoas do passado, aos dissabores ou aquilo que deveria ter sido feito e não foi, mas viver além do tempo também é usar a única máquina que nos permite viajar para o futuro, a mente. Através de pensamentos que nos permitam ousar, criando o que é positivo, dando um passo além da mediocridade. A tendência de nós seres humanos é agir sempre com atitudes negativas, nós raça humana quando lutamos contra os defeitos estamos lutando contra o que é inerente a todos, mas é isto que nos faz diferente dos animais irracionais, a capacidade de ir além da natureza rudimentar e agressiva. Tarefa não muito fácil, mas que nos eleva. Neste aspecto precisamos ir além, além do tempo presente, do hoje e do ontem.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)