MISTÉRIO OU RIQUEZA? O TEMPO VAI DIZER ...

Fogo que ‘brota’ do chão

Clovis Miranda
Pescadores estão impressionados com o ‘estranho fenômeno’. Eles furam o chão do lago, riscam fósforo e fazem fogo


Aristide Furtado
Especial para A CRÍTICA

A ocorrência de gás em uma praia que fica em frente à comunidade rural da Costa do Pesqueiro, em Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus), assustou pescadores que trabalhavam no local e despertou o interesse das autoridades daquele município. O fenômeno foi descoberto na semana passada por um grupo de pescadores. Eles ficaram intrigados com o barulho de borbulhas que brotavam do meio de um lago que fica sobre a praia. A faixa de terra tem aproximadamente três quilômetros e fica a 7 minutos de avoadeira do cais do porto de Manacapuru.

A CRÍTICA esteve no município e confirmou a história. O gás natural brota do leito seco de, pelo menos, cinco lagos que se formaram em cima da praia. A região fica submersa durante seis meses do ano. Com a vazante do rio Solimões, a faixa de terra surge. Nos locais mais baixos, a água fica represada. Segundo moradores da região, a praia começou a surgir há quatro anos.

O produto é inflamável. Nos lagos em que a água secou, buracos de cerca de 40 centímentros de profundidade abertos na terra incendeiam em contato com o fogo. As chamas, de cor azul e amarela, não têm cheiro, e só apagam quando abafadas pela lama. Em alguns pontos da praia, que ainda retêm água, o líquido borbulha, deixando ver a eclosão da substância.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Manacapuru, Daniel Guedes, disse ontem que já colocou a Secretária Estadual de Meio Ambiente a par do assunto. Ele informou que um vídeo com as imagens fogo ateado sobre a lama foram encaminhadas ao Governo do Estado. Daniel Guedes disse ainda que vai convidar técnicos da Petrobrás para analisar a ocorrência do gás. O secretário contou que soube do caso por meio de um grupo de pescadores. "Há quatro dias recebi a informação dos pescadores. Eles disseram que estavam a noite na praia e disseram que ouviram um barulho. Eles ficaram assustados. Mas resolveram verificar o que era aquilo. Ao chegarem no local, viram dentro de uma poça de água soltando borbulhas", disse.

Guedes conta que foi a praia, cavou alguns buracos e ateou fogo. "Sabemos que as jazidas de gás ficam a grandes profundidades. Mas com toda certeza, aqui tem gás. Não sabemos que tipo é nem a quantidade", ressaltou Guedes.

Lenildo Alves da Silva, 38, faz parte do grupo de pescadores que identificou o fenômeno. Ele conta que estava trabalhando com mais quatro pescadores na ilha, na noite da última quinta-feira, quando foram atraídos pelo barulho das poças borbulhando. "Eu nunca vi nada daquele tipo", afirmou Silva que é pescador há 25 anos.

Colaborou Adauto Silva

1 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. É DIFICIL ACREDITAR QUE EXISTA UMA RESERVA DE GÁS NESTA PRAIA.
    A PRAIA É A PRÓPRIA RIQUEZA, JÁ QUE FOI DISPUTADA POR UNHAS E DENTES PELOS AGRICULTORES QUE LÁ SE ENCONTRAM E O EX INTERVENTOR DO ESTADO ARI ANTUNES.
    NESTE LOCAL , A TERRA É MUITO BOA PARA O PLANTIO, E ANTIGAMENTE ELA NÃO ERA EXTENSA COMO É HOJE, E DESAPARECIA NA CHEIA DO RIO SOLIMÕES.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato