HORA DE REUNIR PROVAS

Em Destaque
Por -
0
A Polícia Civil de Coari, município a 368 quilômetros de Manaus, tem uma missão importantíssima pela frente. Com a decretação pela Justiça da prisão temporária de nove pessoas suspeitas do assassinato do comerciário Eliney Mendes Ferreira, caberá à corporação, no prazo legal de 81 dias, reunir as provas materiais e insofismáveis sobre a autoria do crime.

Na verdade, não estamos falando de mais um assassinato, tamanha a banalidade com que isso vem ocorrendo em nosso Estado, sobretudo em Manaus, onde há maior atenção da imprensa. Referimo-nos a uma barbaridade que ali se praticou contra um ser humano, episódio que comoveu e revoltou uma expressiva parcela da população coariense. Não era para menos. Afinal, até onde se sabe, a vítima sofreu muito nas mãos de seus algozes antes de vir a ser morta com requintes de crueldade. Não por acaso, o corpo foi encontrado com marcas de tortura, mutilado, queimado e pendurado numa árvore.

Difícil de acreditar, mais ainda de se aceitar, que a barbaridade tenha sido praticada por guardas municipais do chamado grupo Delta. Mas foi sobre eles que recaiu a suspeição maior da família de Eliney Mendes. É possível que a polícia conclua, ao fim da prisão temporária, que os familiares estavam equivocados. Mas até lá, a resposta do inquérito policial precisa ser bem fundamentada, de modo que a comoção que hoje se verifica na cidade não venha a se transformar numa revolta popular de maiores proporções. Pior: de proporções inimagináveis.

Nesse aspecto, manda a prudência que as instituições públicas - a Justiça, a polícia, o Ministério Público e a própria municipalidade - devam agir no sentido de facilitar o acesso aos autores do crime, de modo que a expectativa da sociedade seja contemplada pelo desfecho do inquérito instaurado para apurar o caso. E que o(s) criminoso(s), ao término da apuração, de fato tenha(m) sido devidamente identificado(s) e levado(s) a júri popular, como manda a processualística.

Agindo assim, por certo que se terá feito Justiça. E o que é melhor: possivelmente inibido, por um bom tempo, a pretensão de outros potenciais criminosos de virem a praticar atos do gênero. Não só em Coari, mas no Amazonas como um todo. Afinal, é na certeza da impunidade que muitos deles se alimentam, em parte, quando querem fazer das suas.

FONTE: ACritica

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)