Região Norte é a que mais gasta com educação

No Brasil a média de gastos municipais com educação ficou em 20%.
Norte investiu 28,9% na educação, 90% destes no ensino fundamental.
Do G1, em São Paulo

A Região Norte do Brasil é a que mais gasta com educação municipal, segundo o Perfil dos Municípios Brasileiros de 2006, divulgada nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nessa região, os investimentos em educação representam 28,9% dos gastos da administração municipal – a média dos 5.564 municípios pesquisados ficou em 20%.

Seguindo a Região Norte, aparece o Nordeste, com investimentos que representam 27,1% dos gastos municipais; depois o Sudeste (22%); o Sul (15,9%); e em último lugar aparece a Região Centro-Oeste, com investimentos que representam apenas (9,4%) dos gastos municipais. O próprio relatório do IBGE caracteriza os investimentos dessa região como “modestos”.

No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o ensino fundamental era responsável por mais de 90% do total de gastos em educação. Já nas Regiões Sul e Sudeste, os gastos nesse nível de ensino respondiam, respectivamente, por 81,3% e 71,5%, do total de gastos em educação.

Se Sudeste e Sul investiram menos no ensino fundamental, foi porque os gastos foram destinados à educação infantil. Nessas duas regiões, os investimentos foram de 22,4% e de 15,2% dos gastos de educação. No Norte e Centro-Oeste, o percentual investido nas crianças da pré-escola e creches foi de 6%. O Nordeste foi quem menos investiu na educação pré-escolar: apenas 4% do total dos investimentos em educação.

Tamanho do município

Os municípios com maior investimento em educação, no ano de 2005, foram os pequenos, com populações entre 20 mil e 50 mil habitantes. Nessas cidades, a média de investimentos com educação foi de 30,3% das despesas da administração. As cidades com até 5 mil habitantes foram as que menos investiram: em média foram 13,7% dos gastos.

Em cidades com população entre 5 mil e 10 mil habitantes, os investimentos foram de 25,3%. Já nas com população entre 10 mil e 20 mil habitantes, o percentual de gastos em educação ficou em 19,2%.

Municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes tiveram taxa de investimento em educação de 16,8% dos gastos municipais. As cidades grandes, com mais de 500 mil habitantes, investiram 17,8% do orçamento em educação, segundo a pesquisa.


Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato