MEMÓRIA PRESERVADA DENTRO DA CATEDRAL DE COARI

Em Destaque
Por -
1
Parece mentira, mas fiquei surpreso alguns meses atrás, ao entrar na Catedral de Santana e São Sebastião e somente agora ficar sabendo que no interior do templo católico encotrava-se o tumúlo do primeiro bispo de Coari. Mesmo tendo ido várias vezes a catedral católica para participar de missas e reuniões, onde inclusive já falei ao público presente, por ocasião da abertura da campanha da fraternidade que tinha como tema o combate às drogas. Minha ignorância histórica não se deu por aversão ao povo católico, a quem admiro e respeito, e nem pelo fato de ter nascido e me criado em um lar evangélico desde criança. Eu mesmo me surpreendi por nunca ter atentado para este detalhe, que imagino, deve passar despercebido aos olhos de muitos que frequentam a catedral.
Fiz questão de registrar através de fotos o fato, que pra mim é interessante, pois além de ser uma memória viva da história de Coari, demostra o comprometimento do primeiro bispo com a igreja a quem serviu, ao pedir para ser enterrado no interior do templo. Na tampa do túmulo, que guarda os restos mortais do religioso está escrito o seu nome: DOM MARIO ROBERTO ANGLIN, e as inscrições C.SS.R.,D.D.D (que desconheço o significado), sua data de nascimento, em 04 de março de 1922, sua ordenação em 06 de janeiro de 1948, seu início de bispado em 02 de Junho de 1966 e seu falecimento em 13 de Abril de 1873.


Quando o primeiro bispo da Igreja Católica em Coari morreu eu tinha um pouco mais de 01 ano de idade, não tive sorte de ser conteporâneo do religioso, mas com certeza, muitos coarienses ainda devem lembrar de como ele era e qual sua contribuição para a comunidade coariense. O fato de ainda não termos um livro sobre a história do município faz com que fatos e pessoas relevantes se percam no limbo do esquecimento, e a medida que as pessoas vão morrendo o registro que está só na memória de alguns viveram épocas distantes e recentes também vão se perdendo. Estou pesquisando a história de Coari, se alguém se interessar por este assunto, vamos fazer algo para que preservemos ou ao menos, busquemos através de pesquisa levantar informações que costruam este resgate histórico tão necessário.
Tags:

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário