A RIQUEZA DO NOSSO SUBSOLO

By Em Destaque - agosto 10, 2007

Pesquisando meus arquivos encontrei uma informação que foi levantada por ocasião da elaboração do Plano Diretor do Munícipio. A informação que me refiro diz respeito à nossa riqueza natural, e de sua importância para o município. É importante que todos nós saíbamos disto:

A produção média de petróleo em Urucu é de 56,5 mil barris por dia, enquanto a de gás natural é de 9,7 milhões de metros cúbicos por dia. Esse volume faz do Amazonas o segundo produtor terrestre de petróleo e o terceiro produtor nacional de gás natural, e do município de Coari o maior produtor terrestre. A produção de Urucu abastece os estados do Pará, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Tocantins, Acre, Amapá e parte do Nordeste.
O petróleo de Urucu é de alta qualidade, sendo o mais leve dentre os óleos processados nas
refinarias do país, fato que qualifica o projeto Urucu como indispensável para assegurar à população da Amazônia Ocidental a energia, em forma de óleo e gás, necessária para o seu desenvolvimento. No caso do gás natural, ele é essencial como combustível das futuras termelétricas.
Na Base Petrolífera de Urucu também há reservas de gás natural suficientes para abastecer toda a região Norte do país, e outras regiões, como uma das principais fontes de energia elétrica. A disponibilização do gás natural de Urucu faz parte do programa de massificação do uso do gás lançado pelo Governo, na qual o Amazonas está contemplado com um investimento de infra-estrutura na instalação do Gasoduto Coari-Manaus e outros desenvolvimentos tecnológicos.

Daí percebe-se a importância estratégica do município de Coari para todo o Estado.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.