A RIQUEZA DO NOSSO SUBSOLO

Pesquisando meus arquivos encontrei uma informação que foi levantada por ocasião da elaboração do Plano Diretor do Munícipio. A informação que me refiro diz respeito à nossa riqueza natural, e de sua importância para o município. É importante que todos nós saíbamos disto:

A produção média de petróleo em Urucu é de 56,5 mil barris por dia, enquanto a de gás natural é de 9,7 milhões de metros cúbicos por dia. Esse volume faz do Amazonas o segundo produtor terrestre de petróleo e o terceiro produtor nacional de gás natural, e do município de Coari o maior produtor terrestre. A produção de Urucu abastece os estados do Pará, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Tocantins, Acre, Amapá e parte do Nordeste.
O petróleo de Urucu é de alta qualidade, sendo o mais leve dentre os óleos processados nas
refinarias do país, fato que qualifica o projeto Urucu como indispensável para assegurar à população da Amazônia Ocidental a energia, em forma de óleo e gás, necessária para o seu desenvolvimento. No caso do gás natural, ele é essencial como combustível das futuras termelétricas.
Na Base Petrolífera de Urucu também há reservas de gás natural suficientes para abastecer toda a região Norte do país, e outras regiões, como uma das principais fontes de energia elétrica. A disponibilização do gás natural de Urucu faz parte do programa de massificação do uso do gás lançado pelo Governo, na qual o Amazonas está contemplado com um investimento de infra-estrutura na instalação do Gasoduto Coari-Manaus e outros desenvolvimentos tecnológicos.

Daí percebe-se a importância estratégica do município de Coari para todo o Estado.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato