O PT E LULA: DISTÂNCIA

Em Destaque
Por -
1
O que é isso, companheiro?
Lula cancela ida à abertura do Congresso do PT

Caiu como uma bomba entre as cabeças coroadas do PT a informação de que Lula cancelou sua ida logo mais a São Paulo para a cerimônia de abertura do III Congresso Nacional do partido marcada para às 20h30 no Centro de Exposição Imigrante, na rodovia dos Imigrantes.

Lula mandou dizer que está com problemas de agenda. Irá para São Bernardo hoje à noite. Amanhã, pela manhã, deverá fazer uma visita aos seus companheiros - e até poderá discursar.

Gesto algum do presidente da República é desprovido de significado. A ausência na abertura do congresso de um partido machucado como está o PT não pode ser compensada por uma visita aos companheiros reunidos em sessão de trabalho no dia seguinte.

O PT está furioso com Lula e ele sabe disso. Acha que ele o desprezou na formação do segundo governo. Contabiliza perda de espaço na maioria dos ministérios. Não é mais ouvido por ele como foi até o início do ano passado, pelo menos. E não engole a idéia de Lula de eventualmente abrir mão de um candidato próprio a presidente em 2010 para apoiar um candidato da chamada base aliada.

A decisão tomada esta semana pelo Supremo Tribunal Federal de receber a denúncia do Procurador Geral da República contra os 40 envolvidos no Caso do Mensalão foi uma traulitada de bom tamanho na cabeça do PT.

Era previsível que a denúncia fosse recebida. Mas os principais líderes do partido contavam com a hipótese de o ex-ministro José Dirceu escapar da acusação de chefe da "organização criminosa" que tentou se apossar de parte do aparelho do Estado.

O congresso do PT corre o risco de descambar para uma briga entre os partidários de Dirceu que o consideram injustiçado e os que desejam vê-lo pelas costas. Há um risco maior: o de o PT, por sua maioria, tomar alguma atitude que possa ser interpretada como de confronto com o Supremo.

Se depender de Lula, não haverá nada disso. Mas se houver, ele tentará se manter distante.

FONTE: BLOG DO NOBLAT

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Caro Daniel,

    A corrupção abrange toda a base aliada do governo Lula. Este governo sempre demonstrou despreparo para enfrentar os problemas e crises, pela falta de preparo e conhecimento. Todos nós sofremos com isso. O despreparo de alguns gestores tornaram-se inssusténtáveis as administrações públicas, fatos anunciados pelos próprios administradores à população.

    ResponderExcluir
Postar um comentário