COARI TEM MOTIVO PARA COMEMORAR

Em Destaque
Por -
0

É o que mostra o Jornal ACritica em meia página no jornal impresso.


Cristiane Silveira
Da Equipe de A CRÍTICA

Ao completar 75 anos de existência no dia de ontem, o Município de Coari (a 370 quilômetros de Manaus) tem motivos para se orgulhar hoje da estrutura existente na área da educação. A Escola Municipal Infantil Dirce Pinheiro, com suas instalações específicas e animadas para atender aos pequenos, está sendo referência até para escolas particulares de Manaus e a Creche Amélia Aires da Silva, que atende crianças no período integral, faz inveja à capital amazonense, que ainda não possui uma creche municipal. Além disso, está em fase de estudo a criação de uma universidade administrada pelo executivo coariense, que, se concretizada, será a primeira no Estado.


Atendendo a crianças de 4 e 5 anos, referente ao Jardim 1 e 2, a Escola Dirce Pinheiro chama a atenção dos visitantes pela sensibilidade na elaboração de cada espaço. As salas de aula são decoradas com motivos infantis e refrigeradas, onde os pequenos têm aulas regulares para a idade, aulas de pintura e de desenho, além de serem orientados da forma correta como escovar os dentes e tomar banho. Eles também têm à disposição uma sala de brinquedoteca, onde podem aproveitar os brinquedos existentes para também aprender a conviver em grupo. E nos horários de recreio, as crianças têm uma área de lazer todo em campo sintético, com escorregador, balanço e outros brinquedos que fazem parte de um playground.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Dorimar Granjeiro, estudam na escola infantil 1.370 alunos, divididos em 40 turmas, que vêm tanto da área urbana quanto da rural do município desde abril de 2006, data de sua fundação. "Essa escola é motivo de orgulho para todos nós. Até diretores de uma escola particular infantil de Manaus já vieram nos visitar. É que nessa atual gestão, a educação é uma das prioridades nas políticas públicas", declara a secretária, mostrando as dependências dos banheiros dos alunos da escola, com vasos sanitários, chuveiros e torneiras em miniaturas, todos ornamentados com motivos infantis. "E quando as crianças iniciam as aulas, recebem um kit com material de estudo e produtos de higiene, como cremes, shampus, sabonetes e escovas de dente", completa.


Creche

A Creche Amélia Aires da Silva também não deixa de orgulhar os moradores de Coari. Ela atende 285 crianças de 3 anos em tempo integral, das 7h às 17h30, com aulas, recreação e orientação de escovação de dentes e até de como amarrar os cadarços dos sapatos. Enquanto os pais trabalham, as crianças são supervisionadas por pedagogos e orientadores. E na cidade ainda existem outra creche municipal, também atendendo em tempo integral.

Para a secretária de Educação, as creches são importantíssimas para apoiar na formação dos pequenos e para dar suporte ao desenvolvimento econômico da família. "Há cidades onde as mães deixam de trabalhar para ficar com os filhos. Aqui as mães coarienses não têm esse problema", ressalta Dorimar, informando que em cada turma trabalham três professores e dois ajudantes, cuidando de uma alimentação balanceada.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)