QUEDA DO DÓLAR E COARI

Em Destaque
Por -
0
As notícias nos dão conta da maior queda do dólar dos últimos seis anos, rompendo para baixo a barreira dos R$ 2,00. Mais uma demonstração de como têm andado a economia brasileira nestes últimos seis anos, fato permitido pela forma sólida com que a economia brasileira vem se portando.

É claro que isto é bom para alguns e ruim para outros, no livre mercado. As análises dos especialistas apontam para uma queda de arrecadação dos estados brasileiros produtores de petróleo que não contarão este ano com a receita de royalties nos mesmos patamares de 2006. "A queda no preço médio do barril de óleo cru nos primeiros três meses do ano, combinada à valorização do real frente ao dólar no período, teve impacto negativo na receita da maioria das unidades da federação" afirma no artigo Janaina Vilela.

Como esta valorização do real continua, é uma tendência que Coari continue com a perca de receita, mas os reflexos destes prejuízos não são imediatos, uma vez que só serão sentidos nos próximos dois meses, isto é, se o dólar se estabilizar. No mês passado a perca acumulada do município de Coari já era da ordem de 8 milhões de reais. O prefeito inclusive anunciou nos meios de comunicação à paralisação de algumas obras, mas garantiu o pagamento da folha e dos serviços essenciais.

Na esfera federal, o governo havia afirmado que não ia intervir para conter a queda, já hoje, foi anunciado que o "Banco Central já interferiu no mercado, mas sem conseguir deter a derrocada contínua da taxa cambial. A operação foi equivalente à compra de moeda, mas ocorreu no mercado futuro, atuando sobre as expectativas para a cotação." A compra de 1 bilhão de dólares pela estatal não representou o efeito esperado. (http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u117214.shtml)

Mesmo com a intervenção do Banco Central a cotação do dólar continuou caindo, encerrando a sessão vendido a R$ 1,954, menor nível desde janeiro do ano passado. Fazia 11 meses que a moeda norte-americana não se desvalorizava tanto em um único dia.

Vamos esperar os próximos dias para verificar se a queda do dólar vai continuar e que efeitos terá sobre a receita do município de Coari, uma vez que a nossa economia está atrelada em grande parte aos repasses dos royalties repassados pela Petrobrás.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)