EXPLORAÇÃO SEXUAL: PRECISA SER PESQUISADO MESMO

Em Destaque
Por -
0

O Diário do Amazonas traz uma matéria interessante sobre a exploração sexual no interior do Amazonas. Tema interessante, porém polêmico, uma vez que há divergências principalmente no que diz respeito aos verdadeiros índices, também quanto a abordagem e principalmente da punição dos envolvidos. Coari passa a ser vitrine deste tema, uma vez que a construção do gasoduto atraiu muitas pessoas de outros município e estados.

Na matéria, o papel do Projeto Apoena é destacado como positivo, e o trabalho desenvolvido em vários municípios é destacado. "No interior, foram concretizados os primeiros diagnósticos em 2003, nas cidades de Parintins, Coari e Tabatinga; e em 2005, no município de Tefé. Os dados gerados por esses diagnósticos dão subsídios à Agência para projetar ações concretas de combate e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes, de acordo com a realidade de cada município. Uma delas é a realização de oficinas temáticas nas áreas da Participação Juvenil, Violência Sexual e Comunicação Comunitária, direcionadas à formação de atores sociais estratégicos para atuarem como multiplicadores", afirma a matéria.

Em Coari, este tema tão polêmico não tem sido jogado para baixo do tapete. Através da Secretaria de Ação Social que executa o projeto Sentinela, e dos 04 conselhos tutelares espalhados pela cidade, um trabalho todo especial é realizado no sentido de coibir tal prática, além de debates realizados no sentido de discutir a problemática e evitar maiores males. Debates importantes em seminários com a participação de várias entidades civis organizadas e de outros representantes da comunidade.

Na próxima semana, vai acontecer em Coari a semana do enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente. Serão realizadas várias atividades, que vão de debates públicos, palestras para médicos e trabalhadores na área de saúde, atividades nas escolas e uma série de ações que vão cristalizar o assunto. Temas como estes, que representam verdadeiros tabus para a sociedade precisam realmente serem explorados e esclarecidos, e com certeza a semana do enfrentamento a violência sexual contra a criança e o adolescente vai contribuir muito para isto.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)