ENFRENTAMENTO: VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE

Ontem foi a abertura da semana de combate a violência contra a criança e o adolescente em Coari. Fizeram-se representar os vários segmentos da comunidade coariense: governamentais e não governamentais, inclusive a polícia civil, militar e o ministério publico. Foi um momento de reflexão, principalmente pelo fato do tema ainda ser tratado de forma muito tímida, uma vez que vários aspectos legais, psicológicos e sociais estão envolvidos e os casos manterem-se ainda sob o anonimato ou falta de denuncias.
Com o tema sugestivo: “Quem sofre sente, quem cala consente!” a semana vem exatamente para chamar a atenção de todos para a necessidade de denunciar um crime que é cometido muitas vezes por familiares, ou numa situação de submissão ou troca de vantagens. As escolas e a comunidade também são chamadas a discutir o assunto, uma vez que o público jovem deve também ter conhecimento dos aspectos legais envolvidos na temática, assim como, a necessidade de ter noção de quando pode está sendo vitimado e como reagir, mesmo a qualquer tentativa.
Em Coari funcionam quatro conselhos tutelares, onde as denuncias podem ser feitas, além do próprio ministério público e da polícia. Foram empossados ontem também os membros do conselho de enfrentamento à violência sexual contra a criança e o adolescente.
Em tempos de aumento da população em decorrência das obras do gasoduto, é necessário que esta rede de proteção social seja solidificada com o fortalecimento das instituições, com a discussão aberta sobre o assunto, disponibilizando a população meios de denunciar o abuso e a violência sexual contra menores, principalmente para que as denuncias não caiam no esquecimento e a impunidade campeie.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato