BOTOS...

Em Destaque
Por -
0
MEIO AMBIENTE
População de botos diminui 7% ao ano [ 21/03 ]

Pesquisadores do Projeto Boto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) denunciaram que estudos feitos há 12 anos apontam que a população de botos tucuxi e cor-de-rosa da Amazônia está decrescendo cerca de 7% ao ano. Embora contados por estimativa, dos 435 botos marcados há sete anos, menos da metade está viva. "Entre os sobreviventes há muitos com nomes humanos escritos nas costas, barbatanas cortadas, com várias mutilações absurdas", conta a pesquisadora Vera da Silva.

Segundo a pesquisadora, a matança está aumentando porque os animais servem de iscas para a pesca do peixe piracatinga (Calophysus macropterus), que é altamente consumido na Colômbia e encontrado em muitas partes da bacia do Amazonas, especialmente no entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, a cerca de 530 quilômetros de Manaus. Por ser é um peixe necrófago (alimenta-se de cadáveres de animais aquáticos), a piracatinga não é consumida no Brasil, então a pesca é exportada para o país vizinho.

O desaparecimento ou mutilação dos animais foi detectada também nos rios próximos aos municípios Coari e Tabatinga. De acordo com Vera, há comunidades que estão sobrevivendo da pesca da piracatinga. "Não é só o boto que está sofrendo, o jacaré também mas a preferência continua sendo pela carne do boto porque ele é mamífero, a musculatura é mais rígida. Assim, a isca dura mais", conta.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)