Coari desenvolve a Meliponicultura

Em Destaque
Por -
0
Os produtores de mel de abelhas sem ferrão fecharam o ano com produção de 4.000 quilos de mel, resultado do manejo feito em 3.980 colônias existentes atualmente no Amazonas. Para este ano, a Afloram (Agência de Florestas e Negócios Sustentáveis do Amazonas) espera produzir um volume superior a 6.000 quilos de mel, um aumento de cerca de 330 % em relação a 2003 quando o governo do Amazonas implantou a atividade.Caso a produção atinja o resultado esperado, a venda do mel pode resultar em mais de R$ 60 mil para os produtores já que o quilo do mel vem sendo vendido a R$ 10 para o mercado local.

As maiores produções de mel vêm acontecendo em Boa Vista do Ramos (4.000 kg); Manacapuru (2.000 kg) e Benjamim Constant (200 kg). Os outros municípios que já adotaram o manejo das abelhas indígenas sem ferrão: Carauari, Coari, Careiro e Maués ainda estão trabalhando com as boas práticas nas colméias para obter produção na próxima safra de 2008/2009. A meliponicultura (cultivo do mel de abelhas sem ferrão) passou a ser amplamente disseminada no interior a partir do crescimento do Programa Zona Franca Verde e vem contribuindo para a conservação ambiental, geração de renda (a médio e longo prazo) e para a melhoria da qualidade de vida de produtores rurais envolvidos na criação de abelhas.

O surpreendente sucesso deste modelo de produção se deve principalmente a uma atividade de baixo investimento e que gera impactos exclusivamente positivos ao meio ambiente. Com as boas práticas de manejo dos animais, os comunitários estão conseguindo multiplicar a quantidade de abelhas a cada safra, o que rende maior produção e, conseqüentemente, mais renda. Outra expectativa dos pequenos produtores de mel do Estado é quanto ao funcionamento do primeiro entreposto de beneficiamento de mel de meliponíneos do Amazonas que já foi construído no município de Boa Vista do Ramos, considerado modelo de produção de mel no Estado. O projeto, elaborado e coordenado pela Afloram recebeu recursos provenientes do CDH (Conselho Estadual de Desenvolvimento Humano). A Casa do Mel já está pronta e equipada para iniciar as atividades. Trata-se de mais um incentivo aos comunitários.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)