EXPECTATIVAS EM TORNO DO GÁS DE COARI: FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA

Em Destaque
Por -
0
Matéria interessante que saiu no Jornal do Cormércio, e que demostra a importância que Coari tem no contexto amazônico por conta do gás natural que jorra do subsolo do municipio.
O Senai-Am (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas) vai investir mais de R$ 1 milhão para inaugurar em outubro deste ano o núcleo de tecnologia do gás natural do Estado, que será o primeiro da região Norte. No local serão realizados cursos e treinamentos na área de tecnologia do gás.

Segundo o coordenador desse projeto, Delfino Pereira de Souza Filho, o núcleo irá oferecer uma importante contribuição ao mercado de gás natural do Amazonas, que irá abranger diferentes atividades econômicas, como construção civil, indústria e mecânica. “Iremos preparar mão-de-obra para atender a demanda que irá surgir quando o gasoduto Coari-Manaus for concluído, pois várias áreas irão utilizar essa tecnologia”, disse.
Também serão oferecidos cursos na área de instalação e tubulação predial em instrumentação, controle, evasão e temperatura, formação profissional em produção de cerâmica e conversão de fogões para a utilização do gás natural.Abastecer mercadoDe acordo com Delfino de Souza, está previsto, ainda, a realização de cursos de pós-graduação. “Estamos estudando a necessidade do mercado local para oferecermos cursos, tanto em nível técnico, com previsão de formação em dois anos, quanto em nível de pós-graduação”, informou.
As obras do núcleo de tecnologia do gás natural, que será construído dentro da área do Senai da Bola da Suframa, localizado no Distrito Industrial, estão previstas para ter início no dia 5 de fevereiro. O prédio terá 500 m2 e contará com três laboratórios para fazer experimentos com o produto. Segundo Souza, o corpo docente da instituição de ensino já está preparado para ministrar as aulas. “Serão oito professores, que foram especializados em nível de pós-graduação para fazerem os treinamentos nos cursos a ser oferecidos pelo Senai nos próximos meses”, explicou o coordenador.
Curso para mecânica de veículosEntre as atividades econômicas que poderão se utilizar do gás natural, a mecânica de veículos é uma das que irá provocar um maior impacto entre a população de Manaus. Estima-se que o uso desse tipo de combustível vai possibilitar uma economia superior a 30% aos usuários de automóveis. No núcleo de tecnologia do gás as pessoas serão treinadas para adequar os veículos de forma a receber o gás natural como combustível. “Hoje, são poucos os profissionais habilitados em Manaus a fazer esse tipo de conversão nos motores dos veículos, portanto, daremos uma forte contribuição nessa área”, assinalou Delfino Souza.Inicialmente serão oferecidos cinco cursos no núcleo de tecnologia que será construído, onde serão formados cerca de 300 alunos por ano. Novos horizontesHoje, no país existem 19 Núcleos de Tecnologia do Gás Natural.
A construção do pólo gás-químico do Amazonas, que irá produzir principalmente gás etilênico, fertilizante e metanol, é outro importante fato que sustenta a importância do Senai em formação profissional nessa área.Esse pólo, que tem sua construção prevista para iniciar neste primeiro trimestre, será concluído até o final de 2008 e começará a funcionar quando a matriz energética da província de Urucu, em Coari, ficar concluída, o que deve ocorrer no próximo ano. Nele serão gerados 35 mil empregos entre diretos e indiretos.

Fonte: Jornal do Comércio

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)