Ações devem ser expandidas

Mobilizar a sociedade civil e órgãos do poder executivo a promoverem ações de enfrentamento e políticas públicas voltadas para o combate à violência sexual infanto-juvenil na capital e interior do Estado do Amazonas tem sido a proposta do Projeto Apoena - Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, desenvolvido pela Agência Uga-Uga de Comunicação desde 2003.

Nesses quatro anos o projeto desenvolveu, articulou e apoiou diversas ações no Estado do Amazonas, no que se refere ao Combate da violência sexual contra crianças e adolescentes. Ações que se tornaram realidades porque contou com a parceria de instituições como: Instituto WCF-Brasil, Fundação Avina e Ministério Público do Estado do Amazonas, que acreditaram na proposta e apoiaram o seu desenvolvimento.

A proposta do Apoena contempla diversas ações na capital e no interior do Estado. Em Manaus, os trabalhos desenvolvidos pelo projeto são focados na organização de oficinas para educadores e alunos das escolas da rede pública de ensino; e na elaboração de propostas pedagógicas - uma por escola - visando desenvolver ações de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Nessa área, a Agência já produziu duas publicações: O Manual de Orientação para Educadores - Abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes - confeccionado em 2004, e o Guia prático para jornalistas na cobertura de casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, lançado em 2005. Além da realização do Concurso de Projetos, que incentiva as escolas a elaborarem e desenvolverem uma proposta interdisciplinar com foco na temática, o que já envolveu seis escolas públicas municipais de Manaus.

No interior, foram concretizados os primeiros diagnósticos em 2003, nas cidades de Parintins, Coari e Tabatinga, e em 2005, no município de Tefé. Os dados gerados por esses diagnósticos dão subsídios à Agência para projetar ações concretas de combate e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes, de acordo com a realidade de cada município. Uma delas é a realização de oficinas temáticas nas áreas da Participação Juvenil, Violência Sexual e Comunicação Comunitária, direcionadas à formação de atores sociais estratégicos para atuarem como multiplicadores. Outra ação desenvolvida é a elaboração de seminários e palestras voltados para a criação dos planos municipais de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, tendo como base o Plano Nacional de Combate à Violência Sexual. Após a fase de composição dos planos, a equipe do Apoena realiza monitoramento durante a implementação dos trabalhos nos municípios.

A concretização da parceria da Agência Uga-Uga com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República - SEDH, no final de 2006, possibilitará a continuidade do Projeto no interior do Estado durante o ano de 2007. Tal proposta contempla o monitoramento dos Planos Municipais de Enfrentamento já elaborados em quatro municípios (Parintins, Coari, Tabatinga e Tefé) e expansão das ações para mais três municípios (Itacoatiara, Maués e Careiro da Várzea). Nesses três novos municípios será realizado a 1ª e 2ª etapa do Projeto, que compreende a elaboração do Diagnóstico local sobre a violência cometida a crianças e adolescentes, realização de oficinas de formação (nas áreas de Violência Sexual, Participação Juvenil, Comunicação Comunitária e Elaboração de Projetos), Seminário de Elaboração dos Planos Municipais de Enfrentamento da Violência Sexual e monitoramento das ações previstas nos planos de cada município.

Dessa forma, a Agência Uga-Uga de Comunicação está contribuindo para a promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes do estado do Amazonas, conforme a lei federal 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente. Além de estar em conformidade com a OMS - Organização Mundial de Saúde, que aponta a prevenção primária como a maneira mais econômica, eficaz e abrangente para se evitar a violência contra crianças e adolescentes, num momento em que se atua para modificar condutas e formar novas culturas, sensibilizando e mobilizando a sociedade.

Vale ressaltar que o Projeto Apoena é apenas uma das vias que podemos apontar como uma proposta articuladora de políticas públicas no combate a violência sexual contra crianças e adolescentes, e portanto, precisa estar articulada com o sistema de garantia de direitos e com o poder público executivo para que acompanhe, auxilie e reconheça tais ações no estado do Amazonas.

GRAÇA MEDEIROS, educadora e gerente de Desenvolvimento Institucional da Agência Uga-Uga de Comunicação

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato