TERRA DA HOSPITALIDADE

Em Destaque
Por -
0
Algumas coisas são marcantes em Coari, e propagadas aos quatro ventos, uma delas é a hospitalidade de seu povo, hospitalidade gabada e definida como uma marca, uma grife. É claro, que como o tempo passa as coisas mudam, talvez a hospitalidade dos coarienses já não seja mais a mesma do tempo de vila, de cidade pequena; mas ainda somos hospitaleiros, ainda recebemos bem as pessoas, mesmo com o crescimento acelerado da cidade e dos medos e receios de uma cidade que vai ficando grande.

Receber bem as pessoas, oferecer um cafezinho, servir um bom almoço, sorrir e festejar momentos únicos, acolher com carinho os que chegam por aqui meios desconfiados e daqui não querem mais sair, consolidando assim a fama da hospitalidade do coariense. É verdade, que somos hospitaleiros, porque queremos bem as pessoas, acreditando nelas, na expectativa de que tragam bons fluídos e que assim somem mais com nosso destino, com nossas esperanças. Como o Brasil somos formados pela mistura de vários matizes de nossa formação nacional: eu mesmo sou descente de cearense com uma cabocla legítima, resultando num coariense que como muitos coarienses gosta de ser gentil e hospitaleiro como os demais. Parece que para nós, coarienses, ser gentil é o mesmo que plantar amizades, que interligar corações, na expectativa de que dar certo acreditar e tratar bem o próximo, mesmo sob pena de enganar ou ser enganado. A geração de novas amizades no ventre da hospitalidade nos faz povo diferente. Existe fama que não faz muito bem a quem a carrega, mas ter fama de ser hospitaleiro é bom demais. 

O sorriso que recebe o viajante e a lagrima da despedida do amigo conquistado é prova maior desta hospitalidade, ah... E outra coisa: os quilos a mais decorrente das churrascadas, dos almoços e jantares, das festas regadas a muita bebida e comida, confirmam o adágio mais do que popular: quem vem a Coari e prova do Jaraqui não quer mais sair daqui.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)