PREOCUPAÇÃO PERTINENTE

Em Destaque
Por -
0
Renan Albuquerque

A coordenação do projeto Piatam está preocupada com a situação dos “filhos da borracha”, tendo em vista os impactos estruturais e infra-estruturais que poderão ser causados pela construção do gasoduto Coari-Manaus a esses moradores, situados às margens do rio Urucu (Coari). As populações são consideradas tradicionais e remanescentes do período áureo da venda de látex do Amazonas. O novo projeto foi denominado “Piatam Urucu” e tem como preocupação uma situação que só se tornará alarmante quando acontecer. Ou seja, a “morte étnica” de moradores do entorno da base de Urucu. O fato, inclusive, é relevante no contexto histórico do Estado. Pois a extinsão de um povo tradicional causa irreparável perda histórica, de acordo com avaliação dos próprio dados do Piatam. “O projeto tem um caráter inovador, sendo um dos poucos trabalhos realizados em rios de terra firme na Amazônia. Além disso, há um outro componente social interessante (na ação), considerando que as comunidades existentes nessa localidade são bastante isoladas e apresentam um modo de vida diferenciado em relação às outras comunidades estudadas pelo Piatam”. As linhas gerais da proposta visam não deixar que o modo de vida da população tradicional se percam com os impactos causados pela pasagem do gasoduto. E, apesar da urgência com que o projeto está sendo conduzido, a análise será sistematizada para que não haja erros na medição dos impactos do gasoduto sobre os povos.
A amostra populacional dos participantes do estudo foi definida ainda em setembro, quando coordenadores e pesquisadores do Piatam realizaram excursão para explorar a área. Quatro ponto estratégicos de coleta de dados foram definidos a partir de um sobrevôo ao local onde moram os comunitários, que hoje trabalham explorando castanha, realizando beneficiamento e com vendas do insumo. Nesse caso, o “modo de vida diferenciado” seria balizado pelos modos de produção da população, os quais ordenam as relações de poder nas populações. Por conta disso, o Piatam teria de analisar, por meio de levantamentos etnográficos, os parâmetros sociais de sustentabilidade da comunidade estudada.A comunidade de remanescentes da borracha passará por um recenseamento por conta dos dados disponíveis sobre a população estarem defasados e serem pouco específicos e não direcionados aos anseios do Piatam, que deverá correlacionar as informações perante outros dados extraídos de outros estudos.

O que é o Piatam?

O Piatam é um grande programa de pesquisa socioambiental criado para monitorar as atividades de produção e transporte de petróleo e gás natural oriundos de Urucu, a maior província petrolífera terrestre brasileira, localizada em plena Floresta Amazônica.Reunindo mais de cem pesquisadores, o Piatam promove excursões para coleta de dados no trecho do Rio Solimões por onde navegam os petroleiros: entre Coari, onde se localiza o Terminal do Solimões (Tesol), que recebe e embarca o óleo produzido em Urucu, e Manaus, onde está a refinaria Isaac Sabbá (Reman).As excursões acontecem quatro vezes ao ano, durante as diferentes estações hidrológicas do rio (enchente, cheia, vazante e seca). Cerca de 400 km são percorridos pelo barco de pesquisa e nove comunidades ribeirinhas são visitadas.Ao longo de dez dias, pesquisadores e técnicos coletam dados e amostras sobre os ecossistemas e as populações humanas. Todas as informações geradas são armazenadas em um banco de dados integrado ao Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e geram produtos para gestão ambiental, tais como mapas de sensibilidade a derramamentos de óleo. Paralelamente, as pesquisas produzidas pelo Piatam vêm aprofundando o conhecimento científico sobre a região.

Fonte: http://www.emtempo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=335&Itemid=28

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)