O RIO SECOU

Em Destaque
Por -
0

Nossos rios e lagos estão secos, chegou o período da vazante, período em que o leito submerso durante a maior parte do ano, emerge e fica visível aos nossos olhos, e em lugar de água, o que se vê à frente da cidade é um imenso gramado verde. É um período atípico, em que a vida para os nossos irmãos ribeirinhos fica mais difícil, pois naqueles lugares em que se navegava sentando no banco da canoa, agora se leva horas de caminhada sob um sol escaldante. É a seca que chegou.

A vida da gente também é assim, existem momentos em que tudo se torna mais difícil, até aquilo que era muito simples de fazer, reveste-se de uma complexidade inexplicável. Período em que o sol escaldante dos problemas faz arder o nosso espírito. A caminhada se torna muito mais difícil, e a esperança parece mais longe de ser concretizado. O lago das facilidades seca, o rio dos sentimentos que passava tão imponente derrepente fica tão minguado, as coisas parecem que não se renovam. É como quem mora nas margens do Lago do Mamiá, e que fica imaginando: “Meu Deus! Pra onde tanta água foi?” É como muitas vezes perguntamos: “Para onde foram nossos sonhos?” “Nossos ideais?” “Nossas aspirações?” Ainda bem que a seca não dura para sempre, pois assim que se encerra o ciclo da natureza, como um milagre, dia-a-dia, centímetro por centímetro, as águas vão subindo, o lago mirrado volta a ser mar novamente, o Rio Solimões desafia os esteios das casas, passando soberanamente em seu curso, e tudo volta a ser beleza! Assim é conosco: o fato de estarmos passando por um momento de estiagem na vida, não quer dizer que sempre será assim! O ciclo vai se fechar, e os rios de esperança novamente correrão, renovando a beleza de nossos sonhos, de nossas aspirações e de nossos ideais. O milagre da vida acontece de novo! A vida se renova dentro de nós, como o Lago do Mamiá, o Lago de Coari, o Rio Solimões, o Ipixuna e tantos outros rios e lagos dos quais dependem vários e vários seres viventes. Então não desanime! Como nossos irmãos ribeirinhos que seguem confiantes que as águas retornarão, siga confiante que tudo voltará ao ritmo normal em sua vida.

Enquanto as águas não vêm, aproveite a beleza que há por trás da seca, pois não há nada na vida do qual não possamos tirar uma lição para melhor, pois mesmo nas piores agruras podemos extrair grandes ensinamentos, do calor que nos abrasa o espírito podemos retirar a experiência e ajudar a quem talvez esteja passando por uma estiagem pior do que a nossa, e chorando mais que nós, porque seu rio secou.
Daniel Maciel

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)